sábado, 6 de abril de 2013

Resumo da Assembleia Geral dos Estudantes da UC do dia 04/04

Na Quinta-Feira, dia 04/04 às 19h, na Unidade Gonçalves Dias, foi realizada a Assembleia Geral dos Estudantes dos Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). A Assembleia contou com a participação da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro (UEE/RJ), representada pelo seu presidente Igor Mayworm. Foram pautados os seguintes assuntos na Assembleia:

  1. Resultado da ida do DCE-UC à Brasília;
  2. Pagamento dos Professores da UC;
  3. Manutenção da Greve Estudantil.
1. O DCE-UC, representado pelo seu Diretor Geral, Bruno Amaral, foi até Brasília para comparecer no Ministério da Educação (MEC), onde haveria uma reunião com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Esta reunião estava marcada para o dia 02/04, mas a pedido do ministro, foi remarcada para 03/04. Então no dia 03/04, na parte da manhã, o DCE-UC partiu até Brasília de avião para a reunião. Chegando lá, o DCE-UC se encontrou com o CAMED, o DCE-UGF e alunos de vários cursos da UGF que já estavam em Brasília desde o dia anterior, 02/04. O Diretor foi comunicado que a reunião tinha sido cancelada, pois a Presidenta Dilma o convocou o Ministro para uma viagem até o Ceará. Não é preciso dizer que foi de uma total decepção essa notícia, mas para não deixar todo o esforço dedicado a realização dessa viagem, nosso Diretor Geral juntamente com o CAMED, DCE-UGF e os alunos da UGF, tiveram uma reunião no Gabinete da Presidência da Comissão de Educação, com o presidente e vários deputados e assessores de deputados, membros da comissão. Nessa reunião foi decidida a formação de uma comissão de 8 deputados, incluindo o presidente da comissão. Eles tentarão uma reunião com a Galileo Educacional, onde participariam os 8 deputados, 1 membro do DCE-UC, do DCE-UGF e do CAMED, 1 membro da UNE, 1 membro da UEE, 1 membro da Comissão de Pais da UGF, 1 membro da ADGF, 1 membro do Sindicato dos Técnicos Administrativos, além de deputados estaduais convidados. Essa reunião ocorreria preferencialmente na reitoria do Campus Piedade, da UGF.

OBS: O nosso Blog irá fazer uma postagem somente com o que aconteceu em Brasília, com o depoimento do nosso Diretor Geral que lá esteve presente. Só como forma de adiantar o que foi vivenciado, os Deputados alegaram desconhecer a atual situação do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). Os mesmos ficaram surpresos e assustados com a situação da faculdade, logo após a entrega de algumas fotos e uma carta relatando todos os fatos que sucederam-se desde a entrada da Galileo Educacional na mantença da faculdade, até o presente momento.

Em relação a passagem de avião para Brasília, foi explicado aos alunos que a compra só foi possível graças a ajuda de Osmar Rodrigues, Ex-Diretor Geral do DCE-UC e um dos administradores desse Blog, pois o DCE-UC não dispunha da totalidade do preço da passagem. Gentilmente, o Osmar permitiu que a compra fosse efetuada no seu cartão de crédito para que aos poucos possamos realizar o pagamento da passagem.
Abaixo está o Orçamento de Caixa do DCE-UC, com o objetivo de prestar contas a todos os estudantes, principalmente àqueles que acreditaram e fizeram suas doações para a realização da nossa ida à Brasília.

2. O Termo de Compromisso, firmado pela Galileo Educacional com os Professores da UGF e UC, dizia que 50% do salário de Janeiro e 70% do salário de Fevereiro seriam depositados dia 02/04. Isso não aconteceu, ocorrendo o pagamento somente para alguns docentes da UGF no dia 03/04. Nenhum docente da UC tinha recebido o que foi compromissado pela Galileo Educacional, haja visto que alguns professores da UC também dão aulas da UGF. Na Assembleia anterior, os professores da UC haviam rejeitado esse Termo de Compromisso e queriam participar das negociações assim como a ADGF já fazia. Em aparente "retalhação" aos professores da UC, estes não receberam nada. 
Se a intenção da Galileo Educacional era pelo fim da greve, como indicaram várias publicações no jornal O GLOBO, ficou demonstrada que a intenção não é essa. Aqui estão algumas publicações do O GLOBO com a "expectativa" da Galileo Educacional pelo fim da greve:

Matéria do OPINÓLOGO, postada no dia 03/04, sobre o pagamento dos Professores das duas instituições:

Mediante esses fatos, os alunos decidiram comparecer à próxima Assembleia dos Professores da UC, que acontecerá na próxima segunda, dia 08/04 às 18h na sede do Sinpro-Rio, localizada na Rua Pedro Lessa, n° 35, 2° andar - Centro, a fim de participar e acompanhar as Assembleias dos Docentes.

Aproveitando para atualizar as informações, ontem, dia 05/04, no Campus da Piedade, foi realizada a Assembléia dos Professores da UGF, onde foi decidida a manutenção da greve até a próxima Assembleia, que ocorrerá na próxima segunda, dia 08/04 às 18h no mesmo local. O motivo da manutenção da greve se deve pelo fato de 25% dos professores da UGF não terem sido contemplados com os pagamentos compromissados nos dias 02/04 e 05/04, sendo esse último dia referente a 70% do salário do mês de Março. Abaixo estão os links do OPINÓLOGO e do Blog da ADGF com os detalhes da Assembleia:

Alguns professores da UniverCidade receberam os 120% do que foi compromissado no dia 02/04 pelo Termo de Compromisso na sexta, dia 05/04. Segundo declaração de Alex K. Bezerra Porto Farias, Diretor Presidente da Galileo Educacional, os 70% restantes serão depositados na próxima segunda, dia 08/04. Nesse mesmo dia, às 18h na sede do Sinpro-Rio, ocorrerá a Assembleia dos Professores da UC.

3. Foi decidida a manutenção da Greve Estudantil até a próxima Assembleia, dia 08/04, logo após o resultado da Assembleia dos Professores da UC.

Durante a Assembleia, os alunos discutiram sobre uma possível contribuição mensal ao DCE-UC para custear as ações em nome do corpo discente. Ficou decidido que os membros do Diretório realizariam uma reunião para organizar essa contribuição. Desde já o DCE-UC agradece a todos os alunos que se mostraram solidários a nossa causa e desejam ajudar naquilo que é possível para a manutenção da nossa luta.
Também foi decidido montar uma Comissão de Alunos que representasse cada Unidade da UniverCidade, a fim de mobilizar, juntamente com o DCE-UC, os demais estudantes e transmitindo as informações corretas sobre a real situação da Faculdade, minimizando os boatos que são gerados, principalmente via FACEBOOK e estreitando a comunicação do DCE-UC com os alunos.

Fazem parte da Comissão:

Unidade Madureira
Raphael Di Ângelo
Bruno Oliveira
Micheli Rangoni
Narah Cristina
Isis Santos
Luiz Felipe

Unidade Ipanema
Tiago Saraiva
Renata Cotta
Marina Cavalcante
Leonardo Gama
Marcus Vinícius

Unidade Gonçalves Dias
Paulo Gabriel
Danielle Robadey
Priscila Alantino
Lauro Barros
Alessandra Portilho


Abaixo está a Ata da Assembleia dos Alunos da UC:



Vamos à Luta!



Perfil do DCE-UC no FACEBOOK:
Email do DCE-UC:


"Saudações a quem tem coragem"

4 comentários:

  1. É verdade que alguns professores de Sistemas de informação estariam dando aula normalmente em Ipanema à noite?

    ResponderExcluir
  2. Rômulo, sobre a assembléia de hoje, qualquer aluno pode participar ou apenas os que fazem parte das comissões?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualquer aluno pode e deve participar. A assembléia é de todos os alunos da UniverCidade.

      Excluir

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!