terça-feira, 9 de abril de 2013

Resultado da Assembleia dos Professores da UC e alguns Esclarecimentos aos Estudantes

Ontem segunda feira, dia 08/04 às 18h, foi realizada a Assembleia dos Professores do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade). O SindMed/RJ também compareceu à Assembléia. Muitos alunos estiveram presentes, acompanhando e encorpando o movimento dos Docentes da UC.

A Presidente do DCE-UC, Letícia Portugal, teve a oportunidade de fazer um pronunciamento à Assembleia. Na sua fala, foi mencionado a dificuldade que o DCE-UC teve para poder enviar um representante do diretório até Brasília, adquirindo uma dívida de curto prazo para a realização da viagem. Ainda durante a fala, os Professores foram convidados a participar da manifestação do dia 11/04, quinta feira, às 18h na sede da Galileo Educacional. Uma das frases ditas pela Presidente que foram impactantes à Assembleia foi: "...se é pra acabar com essa greve, que se acabe cortando o mal pela raiz!..." Se referindo à cassação da homologação da Galileo Educacional como mantenedora da UC e UGF e pela intervenção do MEC na UniverCidade.

Logo após o pronunciamento da Presidente, os Professores, em um ato de solidariedade ao DCE-UC, recolheram contribuições dos docentes presentes. Ao final da Assembleia, foi entregue a Presidente e o Diretor Financeiro do DCE-UC a quantia de R$ 781,00.
Abaixo está o "Orçamento de Caixa" atualizado com o montante doado ao Diretório.
http://dl.dropbox.com/u/93888161/Or%C3%A7amento%20de%20Caixa%20do%20DCE-UC%20-%2008_04_2013.pdf

Os Professores esclareceram e enfatizaram que o movimento de greve não está apenas envolvido na parte corporativista (recebimento dos salários, INSS, FGTS, Férias), mais também com o compromisso da melhora na qualidade do ensino superior privado.

Depois de muitos debates, os Professores deliberaram as seguintes propostas:

  1. Manutenção da greve e entrega de um documento ao Grupo Galileo exigindo reabertura das negociações, com participação da comissão tirada em assembléia;
  2. Acompanhamento do calendário de pagamento com reposição das perdas salariais;
  3. Reforma imediata das dependências e infraestruturas das unidades;
  4. Participação na reestruturação do calendário acadêmico;
  5. Estabilidade para os professores até junho de 2014;
  6. Pagamento integral dos salários a partir do próximo mês.
Segue o link do SINPRO-RIO com a publicação da decisão da Assembleia dos Professores da UC:
http://www.sinpro-rio.org.br/atualidades/noticias-gerais-2013-abr-08-cidade.php

Agora, o DCE-UC vem fazer alguns esclarecimentos aos estudantes que estão se "movimentando" via FACEBOOK:

1- A GREVE ESTUDANTIL foi deflagrada em Assembléia no dia 21/03 por mais de 100 estudantes, com o objetivo de acabar com a omissão do MEC em relação a UniverCidade, pressionando-o pela intervenção na faculdade, pela cassação da homologação da Galileo Educacional como mantenedora da IS e pela formalização do congelamento do calendário acadêmico, garantindo que nenhum estudante seja prejudicado por não comparecer as aulas de alguns professores que estavam "furando" a greve.
Segue o link com a postagem do blog DCE-UC sobre a Assembléia supracitada:
http://dce-uc.blogspot.com.br/2013/03/resultado-da-assembleia-geral-dos.html

2- Ontem após a Assembléia dos Professores da UniverCidade, alguns alunos disseram que não participariam das Assembléias dos Alunos porque "possuíam opiniões contrárias e não queriam se expor". Mais uma vez, o DCE-UC convida a todos os estudantes, com opiniões contrárias ou não, a participar das Assembleias Gerais dos Alunos. Tudo que é decidido em Assembléia é amplamente discutido e esclarecido, fazendo com que as decisões ali deliberadas sejam as mais assertivas e coerentes com a situação. Não adianta reclamar via FACEBOOK e não comparecer às Assembléias e expor a sua opinião. Nenhum aluno tem as suas opiniões desrespeitadas. Todas são ouvidas e colaboram para o melhor funcionamento do DCE. Os alunos que possuem opiniões divergentes as deliberações tomadas em assembleia, pedimos encarecidamente que compareçam às próximas assembleias e às exponham.

3- Em relação a LEGITIMIDADE DO DCE, a formação do DCE-UC ocorreu após a greve do início de 2012. Existe um Edital de Convocação, divulgado no FACEBOOK e durante as nossas manifestações. A Assembléia que fundou o DCE é legitima e possui a Ata registrada em cartório. Temos a Ata de Posse, da Assembléia e um Estatuto, sendo que este ainda não possui registro, pois é necessário um endereço para a cede e o DCE está em negociação com o jurídico da UniverCidade para que ocorra a liberação da sala, já solicitada, na Unidade Madureira.
Assim que o DCE-UC foi fundado, todos os documentos, Atas e Estatuto, foram levados à reitoria para análise e esses foram aprovados. A reitoria da UniverCidade possui uma cópia do Estatuto e da Ata da Assembléia.
Um DCE para ser legitimo não precisa ser registrado. Nesse caso, somente poderá atuar dentro da IS na parte acadêmica. O registro confere "poderes" para que o DCE represente os estudantes fora da Instituição. Fato que ocorreu quando fomos até São Paulo no 61° Conselho Nacional de Entidades Gerais (CONEG) da União Nacional dos Estudantes (UNE), representados pela Letícia Portugal que é Presidente do DCE-UC, e fomos representados em Brasília pelo Diretor Geral do DCE-UC, Bruno Amaral. O registro é apenas uma formalidade.
A formação de DCEs, CAs, DAs é direito dos estudantes, previstos em lei, concluindo-se que NENHUMA INSTITUIÇÃO PODE SER CONTRA OU IMPEDIR A SUA FORMAÇÃO. Em 2009, estudantes da UniverCidade tentaram criar o DCE, mas foram impedidos pela faculdade, que antes era administrada por Ronald Levinsohn.
Portanto, o DCE-UC é legitimo para representar os estudantes da UniverCidade e assim fazemos. Independente dos que não se sintam representados, não existe nada que diga que nós não somos a representação dos estudantes nos cursos de graduação da UniverCidade. Assim como rege o nosso estatuto e sendo um dos princípios do DCE, NÃO TEMOS PARTIDO E MUITO MENOS ENVOLVIMENTO COM POLÍTICOS.
Abaixo está Lei N° 7.395, DE 31 DE OUTUBRO DE 1985, do ex-presidente José de Alencar, que confere esse direito aos estudantes.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7395.htm

4- Sobre o APOIO DA GREVE, fizemos inúmeras publicações dizendo que NÃO SOMOS A FAVOR DA GREVE, pois esta prejudica os interesses dos estudantes. Porém, somos solidários aos Professores até porque a maioria dos alunos da UniverCidade são trabalhadores, pagam suas mensalidades com sacrifício e reconhecem que as arbitrariedades cometidas pela Galileo Educacional contra os Docentes, que trabalham e não recebem, são extremamente imperdoáveis, comprometendo totalmente a qualidade do ensino prestado. O fato é que "não adianta aparar os galhos, é preciso cortar o mal pela raiz!"
Em 2012, após a greve, a Galileo fingiu que pagou, os Professores fingiram que receberam e nós estudantes fingimos que estava tudo bem. Não adianta os Docentes receberem os seus salários e os seus outros direitos não serem pagos para que, daqui a um mês, a greve voltar. A Galileo Educacional deve não só os salários mas como 13°, férias, FGTS, INSS há quase 10 anos.

5- Com relação à FALÊNCIA DA GALILEO, onde vários processos estão circulando via FACEBOOK (Links abaixo), o que acontece é que alguns dos credores da Galileo estão pedindo falência. Isso é comum no meio empresarial quando o não pagamento por compras ou transações realizadas, os credores entrem com o pedido de falência face aos seus devedores. A questão agora é saber se a justiça irá aceitar ou não o pedido.
http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?v=2&FLAGNOME&back=1&tipoConsulta=publica&numProcesso=2013.001.050616-9
http://www4.tjrj.jus.br/consultaProcessoWebV2/consultaProc.do?v=2&FLAGNOME&back=1&tipoConsulta=publica&numProcesso=2013.001.050622-4

Abaixo está uma postagem do nosso blog esclarecendo sobre as dívidas e situação financeira da Galileo Educacional.
http://dce-uc.blogspot.com.br/2013/03/esclarecimentos-sobre-galileo.html


Dia 11/04, quinta feira, às 18:30h na sede da Galileo Educacional, acontecerá uma nova manifestação dos Estudantes da UniverCidade, onde os Discentes da Universidade Gama Filho estão convidados.
Abaixo segue o evento criado no FACEBOOK sobre a Manifestação:
https://www.facebook.com/events/119327591591104/



Perfil do DCE-UC no FACEBOOK:
https://www.facebook.com/dce.univercidade
Email do DCE-UC:
dceuc2012@gmail.com


"Saudações a quem tem coragem"