quarta-feira, 10 de abril de 2013

DCE-UC em Brasília

Como prometido anteriormente pelo Blog do DCE-UC, aqui está o registro do nosso Diretor Geral, Bruno Amaral, que nos representou na viagem até Brasília, ocorrida no dia 03/04. Desde já pedimos desculpas pelo atraso na postagem, mas só agora o depoimento foi finalizado.

Segue abaixo o relato do Diretor Geral do DCE-UC:

"Na última quarta-feira, dia 03/04, o DCE UC através do representante Bruno Amaral, embarcou para Brasília na esperança de conseguir a tão esperada reunião com o Aloizio Mercadante, atual Ministro da Educação. Devido a compromissos que não puderam ser desmarcados com a presidente Dilma, o Ministro não esteve presente em Brasília e infelizmente a reunião não ocorreu. 

Durante uma das reuniões plenárias do dia, conseguimos que membros da Comissão Parlamentar de Educação viessem ao Rio de Janeiro na segunda-feira, dia 08/03, para que enxergassem de perto e ouvissem de alunos, professores e funcionários o que estes vivenciam diariamente e o quanto essa greve nos afeta. Esse encontro seria feito nesta segunda no Campus Piedade da Universidade Gama Filho às 16 horas. A comissão viria ao Rio de Janeiro, porém após diversas tentativas sem sucesso de contato com o Grupo Galileo esse encontro foi adiado e será remarcado.


Em reunião realizada com os deputados que formam a Comissão de Educação, o DCE-UC, DCE-UGF e CAMED (UGF) expuseram os problemas das duas Instituições. Os deputados ficaram bem assustados com os nossos relatos. Não acreditaram como as situações estão sendo conduzidas, a quantidade de unidades da UniverCidade que foram fechadas durante os dois anos de mantença da Galileo Educacional sem ao menos com que tivéssemos alguma satisfação, a troca de alunos entre UC e a UGF que estão acontecendo devido ao fechamento de cursos na UniverCidade e por estarem ocorrendo de forma arbitrária e principalmente o número de demissões de professores sem que o quadro docente fosse reposto.


Conversando informalmente com deputados, estes afirmaram que se hoje chegamos ao ponto que chegamos, foi apenas devido a total omissão do MEC durante todo este tempo. O MEC possui sim competência e ferramentas para intervir em nossa situação. Lembrando que o MEC é um órgão que regula tanto o ensino privado quanto o público.


O grupo que assumiu a mantença de nossa faculdade, chegou apenas para piorar o quadro que já não era muito bom. Precisamos urgente da intervenção e principalmente da união de todo o corpo discente e docente nessa luta."



Foto antes do embarque até Brasília

Chegada à Brasília

O Diretor do DCE-UC levou para Brasíla uma carta e várias fotos para entregar ao Ministro da Educação durante a reunião. Como está não ocorreu, esse material foi entregue aos deputados da Comissão de Educação, que ficaram perplexos com a situação da UniverCidade. Abaixo estão os links com a carta e as fotos enviadas:
http://dl.dropbox.com/u/93888161/Carta%20Mercadante.pdf
http://dl.dropbox.com/u/93888161/Fotos%20da%20UNIVERCIDADE.pdf 


Portanto, ficam aqui registrados os fatos que ocorreram na viagem até Brasília pelo Diretor Geral do DCE-UC.

Perfil do DCE-UC no FACEBOOK:
https://www.facebook.com/dce.univercidade

Email do DCE-UC:
dceuc2012@gmail.com


"Saudações a quem tem coragem"