sexta-feira, 29 de março de 2013

Resumo da última Assembleia dos Estudantes da UC

Na quarta feira, dia 27/03 às 18:30hs, foi realizada a Manifestação dos Alunos da UC e UGF em frente a sede da Galileo Educacional, localizada na Rua Sete de Setembro, n° 66 - Centro. No mesmo lugar, às 19hs, foi iniciada uma Assembléia com os estudantes, onde foi deliberada uma passeata até o campus Gonçalves Dias, que é próximo à sede da Galileo, com o objetivo de convidar os alunos que estivessem assistindo aulas a participar da Assembléia dos Estudantes, informando e esclarecendo para aqueles que ainda não sabiam, a situação da faculdade.

A passeata seguiu até o campus da Gonçalves Dias e chegando lá, fomos surpreendidos por seguranças da faculdade, fato que NUNCA existiu dentro da unidade. Os alunos foram impedidos de entrar nas salas de aula, sobre a alegação de estarem fazendo "baderna". Os estudantes ficaram parados na escada do 1° andar da unidade, onde está localizada a secretaria. Alguns minutos depois, a Coordenadora Suzana Aquino apareceu para falar com os alunos, que sequer se apresentou e não perguntou qual era o objetivo dos alunos, continuando a impedir a subida dos alunos. Nesse momento, todos os alunos ficaram indignados com o tratamento prestado pela coordenadora e os seguranças (Em relação aos seguranças, esses só recebiam as ordens e estavam desempenhando o seu trabalho. Não usaram da força e não foram desrespeitosos com os alunos). A partir disso, iniciou-se uma discussão com a Coordenadora, que ratificou a decisão de impedir a subida de qualquer aluno e que estavam atrapalhando a ordem do campus.

Mediante esse fato, os alunos decidiram fazer a assembléia no saguão do campus, em frente aos elevadores.   Os alunos que estavam nas salas de aula foram saindo, informando que as aulas foram encerradas a pedido da Coordenadora Suzana Aquino devido a movimentação dos alunos no saguão. Muitos dos alunos que desceram não quiseram participar da Assembléia, inclusive os professores que estavam nas salas. Somente alguns ficaram e participaram. Apesar disso, não ouve desmotivação por parte dos alunos, pelo contrário, só aumentou o comprometimento, motivação e a mobilização com o movimento.

Foram deliberados os seguintes pontos durante a Assembléia:

-Manutenção da Greve Estudantil e mobilização dos alunos para as próximas Assembléias e Manifestações;
-Próximas Assembléias nos dias 04/04 e 09/09, ambas às 18h no Campus Gonçalves Dias, para discutir os rumos do movimento.

Portanto, fica registrado os fatos que ocorreram na última Assembléia Geral dos Estudantes da UniverCidade.
Abaixo estão algumas fotos e vídeos da Assembléia:




Um dos cartazes que foram colocados na Gonçalves Dias



No centro, Letícia Portugal, Presidente do DCE-UC, e Rômulo Sena, Diretor Financeiro do DCE-UC




Para quem ainda desconhece a situação da faculdade ou acredita no primeiro boato que aparece no Facebook, segue o link de duas postagem do nosso blog que esclarecem e informam tudo o que está acontecendo.

Publicação 1: "Galileo Educacional: Não dá mais!"http://dce-uc.blogspot.com.br/2013/03/galileo-educacional-nao-da-mais.html

Publicação 2: "Esclarecimentos sobre a Galileo Educacional" - http://dce-uc.blogspot.com.br/2013/03/esclarecimentos-sobre-galileo.html


Lembramos que no dia 01/04, a Galileo Educacional tem que apresentar o plano de reestruturação administrativa e acadêmica das faculdades, que foi exigido em despacho publicado no Diário Oficial pelo Ministério da Educação (MEC)(link abaixo). Dia 03/04 acontecerá uma audiência com o Ministro da Educação, com representantes da UC, UGF, UNE e UEE, afim de solucionar esse problema que estamos enfrentando novamente. Dia 04/04 será votado na ALERJ o relatório da CPI do ensino superior privado, onde está pedindo intervenção do MEC na UC e UGF. Uma grande manifestação está programada para este dia, em apoio à aprovação do relatório. Portanto, a próxima semana será decisiva para os rumos do  movimento do Alunos, Professores e Funcionários das duas instituições.
http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/03/27/crise-nas-universidades-grupo-galileo-tem-ate-inicio-de-abril-para-se-explicar/


Vamos continuar MOBILIZADOS e UNIDOS nesse movimento contra a Galileo Educacional.
Vamos a luta!




Perfil do DCE-UC no Facebook:
https://www.facebook.com/dce.univercidade
Email do DCE-UC:
dceuc2012@gmail.com


"Saudações a quem tem coragem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!