quinta-feira, 25 de julho de 2013

UniverCidade - Boletim de Notícias

O Diretório Central dos Estudantes da UniverCidade, DCE Sete de Setembro, vem através dessa postagem atualizar as informações acerca da UniverCidade. Vamos a elas:

1- A última assembleia dos alunos havia deliberado a elaboração de uma carta que seria enviada ao MEC e toda a mídia, com o intuito de expor toda a indignação dos alunos e as mazelas causadas na UniverCidade pela mantença da Galileo Educacional. Aqui está a carta.

2- Como forma de pressão ao MEC, os alunos também deliberaram na última assembleia uma corrente de emails para o Secretário da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), Jorge Messias, este que é a 2° pessoa no Ministério da Educação (MEC), como forma de pressionar o Ministério a se posicionar contra as arbitrariedades e falta de respeito da Galileo Educacional com os estudantes, professores e funcionários. Segue o email do Secretário: gabineteseres@mec.gov.br.

3- Na Terça-Feira, dia 23 de Julho, através da sua Diretoria Executiva, o Grupo Galileo enviou um email com uma proposta para pagamento dos salários dos professores da UniverCidade e Gama Filho, com um novo cronograma para os depósitos. O email é iniciado com algumas explicações do porquê não realizaram os pagamentos conforme o Termo de Compromisso, pedindo "paciência", mais uma vez, dos docentes para tal fato, seguindo para o cronograma dos pagamentos relativos ao salário de Julho deste ano. Segue o email na íntegra:

"PROPOSTA DO GRUPO GALILEO PARA OS PROFESSORES, ENVIADA POR EMAIL À ADOCI e ADGF

Estimados professores,
Lamentavelmente, por conta de diversos fatores ligados as atividades das IES não 
reunimos condições de liquidar a parcela programada, para pagamento em 05.07.2013, 
pelo que registramos nossas mais sinceras desculpas.
Diante do exposto, precisaremos contar mais uma vez com a paciência dos nossos 
professores, pois passaremos uma reprogramação para esse pagamento, como também 
os pagamentos relativos ao salário de julho de 2013.

31.07.2013 – Pagaremos o salário de junho, acrescido de 1/3 de férias relativo ao 
exercício de 2011;
15.08.2013 - Pagaremos o salário relativo ao mês de julho;
23.08.2103 - Pagaremos os 50% relativos ao salário de janeiro de 2013;
30.08.2013 - Pagaremos 1/3 de férias relativas ao exercício de 2012;
06.09.2013 – Retomaremos a programação original do termo de compromisso.

Cordialmente,
GALILEO ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS S.A
DIRETORIA EXECUTIVA"

Diante disso, os professores da UniverCidade convocaram uma assembleia, em caráter extraordinário, nessa Sexta-Feira, dia 26 de Julho, às 10h, no Espaço Ideal, Rua Santa Luzia, n° 760 - Centro, para debater acerca da proposta enviada.

4- Ontem, dia 24 de Julho, em publicação do site DIÁRIO DO RIO DE JANEIRO, foi noticiado que a Galileo Educacional alugou um novo prédio para a Gama Filho, em função do fechamento da unidade Candelária. Segundo a publicação:

 "...A Universidade Gama Filho terá um novo e moderno campus no Centro do Rio, mais especificamente na Rua da Quitanda, 80, no Edifício Palácio Vigia....
....A Gama Filho alugou o edifício todo, que tem 11 andares, em um total de 4.500 m², o prédio é completamente automatizado e está em um dos pontos mais disputados do Centro do Rio....".
Após a notícia, toda a Comunidade Acadêmica se mostrou indignada com tal notícia, inflamando mais ainda os seus ânimos e o sentimento de revolta contra a Galileo Educacional. Essa publicação nos remete ao depoimento do professor Cândido Mendes à CPI do Ensino Superior Privado, que por sinal, será votada em Agosto, mas sem data definida, onde disse mais ou menos assim:

"...dever os salários, já estamos, mais não vou deixar de pegar o dinheiro e investir em novos campus, que vão gerar lucros a universidade, para pagamentos dos salários, pois assim o dinheiro não irá se multiplicar..."

5- Hoje, dia 25 de Julho, o MEC convocou uma reunião, em caráter emergencial, em Brasília da Comissão Paritária, que é formada por representantes do corpo docente e discente da UniverCidade e Gama Filho, além da presença dos representantes da Galileo Educacional, onde irão discutir acerca da atual situação de ambas as IES. Assim que os representes retornarem, o BLOG DO DCE UNIVERCIDADE postará todas as questões debatidas e suas resoluções.


Portanto, encerramos aqui essa postagem com os principais acontecimentos dos últimos dias em relação a UniverCidade. Vamos aguardar o resultado da reunião da Comissão Paritária e, posteriormente, a deliberação da assembleia dos professores. A UniverCidade CONTINUA EM GREVE.O momento é de MOBILIZAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS. Não podemos deixar que a UniverCidade pereça diante da má administração da Galileo Educacional.


VAMOS JUNTOS, VAMOS À LUTA!


Perfil do DCE no Facebook
Email do DCE: dceuc2012@gmail.com

"Saudações a quem tem coragem"

2 comentários:

  1. A minha indignação é tamanha, não há palavras suficientemente fortes para expressá-la! Sublimo e só assim tenho esperanças... sigo com uma letra de música a ecoar na minha cabeça: Que país é esse!!??!!??

    ResponderExcluir
  2. O Evento JMJ aliado a visita Papal de certa forma interferiu na manifestação da UC.
    Contudo, temos a virtude de esperar... Fio assertiva plena, que a situação voltará a normalidade. ALõ reitor, acelerado!
    Jota Jota - Campus Gonçalves Dias

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!