terça-feira, 23 de julho de 2013

Manifestação contra a Galileo Educacional - Alunos da UniverCidade, cadê Vocês?!

Ontem, dia 23 de Julho, às 18h, aconteceu a Manifestação contra o Grupo Galileo na sua sede, localizada na Rua Sete de Setembro, n° 66 - Centro. A manifestação começou com uma concentração na unidade Gonçalves Dias, com partida às 19h em passeata até a sede da Galileo Educacional. Participaram da manifestação alunos da UNISUAN, UFRJ, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Estadual dos Estudantes (UEE).

O ato aconteceu de forma pacífica e ordeira, com diversas palavras de ordem e fixação de cartazes na porta da sede da Galileo. A única coisa que faltou na manifestação foram os ESTUDANTES DA UNIVERCIDADE. Diante do atual cenário da faculdade, a mobilização dos alunos é PÍFIA perante tanta reclamação nas redes sociais. Se 1% dos 10350 alunos matriculados na UniverCidade comparecessem à Manifestação, os rumos da faculdade poderiam ser diferentes. Enquanto muitos assistem de "camarote" a falência e dissolução da IES, outros lutam para que esse cenário se reverta.

Durante a manifestação, foi organizada uma assembleia dos alunos, atualizando a situação da faculdade. Na última quinta-feira (18/07), o diretor-presidente da Galileo, Alex Porto, enviou um SMS aos professores da UGF, que dizia: "Estamos finalizando algumas exigências. Temos 99,98% de possibilidades de sair amanhã. Hoje ainda lhe dou a posição definitiva". No dia seguinte, foi constatado a possibilidade de 0,02% do pagamento não ter saído conforme a publicação do site OPINÓLOGO Nada foi depositado.

Na sexta-feira (19/07), conforme publicação do site OPINÓLOGO a Associação dos Docentes da Gama Filho (ADGF), enviou um email ao MEC no qual "suspeitavam que o custeio da UniverCidade está abalando a possibilidade de autossustentação da UGF". Diante disso, a Associação Docente da Cidade (ADOCI), lançou uma nota em sua página no FACEBOOK, repudiando tal posicionamento. O DCE UniverCidade ressalta que as duas faculdades se encontram "no mesmo barco", no qual o "capitão" é a Galileo Educacional. Nós como "marujos" não podemos permitir que o "barco afunde". Vamos lutar até o fim para que essa situação se resolva. O sucesso de uma faculdade não virá em detrimento da outra. O presente momento é de UNIÃO DE TODOS OS ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS. Enquanto uns tentam, de forma individual, conseguir benefícios para sí, nada irá se resolver. Somente a UNIÃO de todos fará com que o atual cenário se modifique.

Ainda ontem, o MEC entrou em contato com os membros da Comissão Paritária, convocando-os para uma reunião no Ministério na quinta-feira (25/07), em caráter emergencial, para discutirem a atual situação da UniverCidade e Gama Filho. Diante disso, os alunos deliberaram na assembléia escrever uma carta, expondo a situação da faculdade e as reivindicações dos alunospara ser divulgada ao Secretário da SERES, Jorge Messias, que será levada à reunião. Esta carta também será enviada para toda mídia, com o objetivo de expor a situação da faculdade. Também foi deliberado uma corrente de mensagens para o email de Jorge Messias (gabineteseres@mec.gov.br), com o objetivo de pressionar o secretário e o MEC para que se tomem decisões contundentes na reunião, visando a resolução da greve.

Ainda na assembléia, os alunos decidiram em fazer uma nova assembléia dos estudantes, em frente a sede da Galileo Educacional, na próxima segunda-feira (29/07) às 18h, iniciando uma nova manifestação. Os presentes ficaram com o compromisso de mobilizar os demais estudantes da UniverCidade.

Abaixo estão algumas fotos da manifestação:









Logo após o ato, os alunos fizeram um vídeo convocando os estudantes para participar da próxima manifestação.

Portanto, fica aqui registrado os fatos que aconteceram na Manifestação contra o Grupo Galileo. Convocamos TODOS OS ALUNOS a comparecerem na próxima Assembleia, dia 29 de Julho às 18h em frente a sede da Galileo Educacional.

SOMENTE A UNIÃO DE TODOS CONSEGUIRÁ MUDAR OS RUMOS DA UNIVERCIDADE.

VAMOS JUNTOS, VAMOS À LUTA!

#INTERVENÇÃODOMECJÁ


Perfil do DCE no Facebook
Email do DCE: dceuc2012@gmail.com

"Saudações a quem tem coragem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!