quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Uma Segunda-Feira 13 que pareceu Sexta-Feira 13 - UniverCidade e Gama Filho são Descredenciadas - 15 de Janeiro

Na segunda-feira (13/01) o DCE esteve em Brasília para participar de uma reunião com o Ministério da Educação (MEC), que tinha o objetivo de discutir sobre a situação da UC e UGF. O encontro se iniciou com a notícia de que ambas as IES estariam sendo descredenciadas, fato este que já estava mais do que evidente diante do descaso por conta do MEC e da péssima gestão da mantenedora, Galileo Educacional.

O despacho com a penalidade foi publicado no dia seguinte (14/01) no Diário Oficial da União. Segundo publicação no site do MEC, os motivos foram "a baixa qualidade acadêmica, o grave comprometimento da situação econômico-financeira da mantenedora e a falta de um plano viável para superar o problema, além da crescente precarização da oferta da educação superior"

A partir da decisão, o Ministério irá aplicar a modalidade de Transferência Assistida, onde será publicado um edital de oferta pública para as faculdades que estiverem interessadas e tiverem condições de receber os alunos de ambas as IES. Edital esse que será formulado pela comissão que foi criada em Brasília, formada por três estudantes da UC e da UGF, um membro da UNE e um representante da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. Para maiores detalhes sobre o funcionamento da Transferência Assistida, a SERES possui uma página com algumas perguntas e respostas (Vide PTA - Perguntas e Respostas - Alunos) e um telefone para contato (0800-616161).

A Galileo Educacional disponibilizou um email para atendimento as solicitações dos documentos. O email é: contatoacademico@univercidade.br

Nessa quinta-feira (16/01), às 10h, ocorrerá mais uma reunião com a comissão em Brasília, onde o edital será discutido e publicado. O DCE estará presente para assegurar as melhores condições aos discentes e minimizar os prejuízos causados aos mesmos.

Ao passo que se elabora o edital para a transferência, na quarta-feira (15/01), os reitores das cinco IES Federais do RJ propuseram, através de uma carta pública, a federalização da UC e UGF. A carta foi assinada pelos reitores da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e pelo diretor do Cefet-RJ. Essa é uma possibilidade viável, mas que requer muita luta e união não só da UC e UGF, mas de toda a sociedade. 

Ainda na quarta-feira, foi realizada uma manifestação na Av. Presidente Vargas com mais de 2000 alunos de ambas as IES lutando contra o a decisão do MEC de descredenciamento das IES. Nessa quinta-feira (16/01) ocorrerá uma nova manifestação, mas agora na sede do MPF RJ, localizado na Rua Nilo Peçanha, 31 - Centro, às 16h. A presença de todos os estudantes é vital para a vitória do nosso movimento.

O momento é de extrema união por parte de toda a Comunidade Acadêmica de ambas as IES. Não podemos permitir que o MEC, simplesmente, se omita de suas responsabilidades e prejudique aos discentes, docentes e funcionários das faculdades. Vamos lutar até o fim!

Segue algumas fotos da manifestação de quarta-feira (15/01):

Fotos: Linha de Frente AudioVisual / Divulgação






Email do DCE: dceuc2012@gmail.com
Perfil do DCE no Facebook

"Saudações a quem te coragem"