quarta-feira, 26 de junho de 2013

UniverCidade e sua Administração

Mais uma vez, o descaso, a má administração e falta de conservação das unidades norteiam a mantenedora da UniverCidade, Galileo Educacional. Não bastasse todos os problemas vivenciados no início do ano letivo, os alunos da UniverCidade tiveram que se deparar com mais uma situação constrangedora.

No final deste mês, junho, muitos alunos receberam um aumento de quase 150% em suas mensalidades, o que é totalmente ilegal e abusivo, não tiveram o aviso prévio, que é previsto em lei e muito menos nenhuma explicação e o motivo de tal reajuste. O que seria um aumento anual de 10%, tornou-se 150%. Matemática muito interessante essa praticada pela Galileo Educacional.

Os alunos que foram as secretarias das unidades reclamar sobre o aumento abusivo nas mensalidades, todos foram informados que se tratava, mais uma vez, de "um problema sistêmico" e que os valores seriam corrigidos dentro dos próximos dias. Aos alunos que receberam esse aumento abusivo, o DCE solicita que os mesmos compareçam nas secretarias de suas unidades, se possível irem diretamente na sede da UniverCidade, localizada na Rua Sete de Setembro n° 66 - Centro, para reivindicar a divergência dos valores em suas mensalidades. Outra orientação é que verifiquem pelo histórico financeiro da secretaria virtual, pois muitos alunos verificaram que o boleto que lá consta está com o valor correto.

Enquanto isso, dentro das unidades, a má administração e falta de conservação afloram mais uma vez. No retorno às aulas, após o período de greve, uma empresa de limpeza que pertence ao Pastor Adenor Gonçalves, sócio majoritário da Galileo Educacional, foi disponibilizada para realizar a manutenção das unidades. Pouco tempo depois, essa empresa não foi mais vista dentro das unidades, ocasionando assim, uma falta de conservação dos banheiros e salas das unidades.

Banheiros sujos, com mau cheiro forte, falta de papel higiênico e papel toalha e sabão líquido para lavar as mãos são os problemas enfrentados todos os dias pelos alunos de todas as unidades, Gonçalves Dias, Madureira e Ipanema. Não bastasse todo o aborrecimento com o aumento de suas mensalidades, os alunos ainda tem que deparam com esse constrangimento diário em suas unidades.

Não esquecendo de alguns bebedouros que não funcionam em certos andares, ventiladores que não funcionam e de um problema "eterno" dentro das unidades, o elevador. Este é o mais corriqueiro dos problemas. Os elevadores estão constantemente interditados, com avisos de "em manutenção", "com defeito" ou "o conserto dos elevadores está sendo providenciado". Alunos que possuem dificuldade de locomoção estão enfrentado problemas para assistirem suas aulas, pois não conseguem subir até o 5° andar, por exemplo, de uma das unidades.

Todos esses problemas já foram relatados, mais de uma vez, ao Pró-Reitor Administrativo, Marcelo Guimarães. Este disse que já possui uma lista com os bebedouros e ventiladores que precisam ser trocados e que irá providenciar a troca dos mesmos. Em relação aos elevadores, o Pró-Reitor informou que está com o orçamento para conserto de todos os elevadores e que irá providenciar o reparo dos mesmos.

Em recente contato com o Reitor e Pró-Reitor por email, o DCE manifestou total reprovação aos atos cometidos pela mantenedora e solicitou uma reunião emergencial com os mesmos, afim de resolver tais questões que afligem à comunidade acadêmica.

Abaixo segue o email enviado e a resposta do Pró-Reitor:

" Prezados senhores,
Viemos solicitar uma reunião emergencial a fim de debater a situação da Instituição.
Não 
estamos entendendo o motivo da situação dos elevadores. Por que ainda não foi resolvida, uma vez que em nossa última reunião (há mais de um mês atrás) o Sr. Marcelo nos informou que já havia um orçamento para o conserto dos mesmos? O que vemos é um paliativo na unidade Gonçalves Dias e em Ipanema há uma semana os alunos estão utilizando as escadas.
Os banheiros estão sujos, falta papel higiênico e sabonete, vários se encontram interditados. Os funcionários não estão recebendo em dia. 
Os alunos estão recebendo seus boletos com um aumento ABSURDO, que não condiz com a precariedade dos serviços da UniverCidade.
Nenhum aumento de mensalidade foi previamente comunicado, aliás, a reunião do Conselho Universitário foi adiada e nenhuma informação passou por mim ou pela Vanessa, membros do CONSUV.
Esperamos um breve retorno. 
Letícia Portugal - Presidente "


Resposta do Pró-Reitor:
"Prezada Letícia, estamos trabalhando para resolver todos esse problemas. Estou a disposição para marcarmos o mais breve possível.
Att. Marcelo"


Abaixo seguem algumas fotos das unidades com os problemas supracitados.

Um dos reservatórios de Papel Toalha de um dos banheiros  da GD.

Foto da parte interna do reservatório, constatando a falta de papel.

Um dos sanitários da GD.

Foto mais próxima do sanitário.

Outro sanitário da GD.

Elevadores da unidade Ipanema. Um com defeito e outro em manutenção.

Um dos elevadores da GD.

Foto do aviso fixada no elevador.


O DCE solicita, encarecidamente, a todos os alunos que tirem fotos e registrem todas as irregularidades nas unidades e nos enviem por email (dce2012@gmail.com) ou o perfil do DCE no Facebook para que assim, as devidas providências sejam tomadas. Ressaltamos mais uma vez que o DCE é a voz dos alunos na faculdade, portanto, precisamos da ajuda, participação e colaboração de todos, pois assim o DCE será mais forte dentro da nossa faculdade.


Perfil do DCE no Facebook
Email do DCE: dce2012@gmail.com

"Saudações a quem tem coragem"

5 comentários:

  1. isabella Christina Alves26 de junho de 2013 às 13:15

    Realmente é um absurdo os alunos pagarem mensalidades caras e não ter direito nem aos serviços mais básicos,a administração dessa faculdade é péssima,gostaria de saber se tem algum aluno com processo na justiça contra a faculdade e se tem algum escritório dando suporte para esse assunto???

    ResponderExcluir
  2. Um absurdo tudo isso.
    Sou aluna de Direito e fomos tirados de Ipanema e transferidos para a Gonçalves Dias.
    Vi que está tendo vestibular para Direito em Ipanema. Sabem informar, por que?
    Gostaria de uma explicação da faculdade, que nos alegou que bossa transferência se deu porque a unidade de Ipanema não ofereceria mais o curso de Direito. E como abrem inscrições para vestibular lá?
    Raquel Costa Viola

    ResponderExcluir
  3. Sim, eu tenho processo na justiça, essa faculdade já foi muito boa e agora é uma merda!!!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente a UniverCidade só está piorando com o decorer o tempo... Muitos profissionais competentes e preparados foram formados pela instituição, a educação era de qualidade, os professores eram motivados, a infraestrutura era excelente. É uma pena que tudo isso esteja acabando tá faltando respeito com a educação

    ResponderExcluir

Não esqueça de assinar o seu comentário sobre esta postagem, marcando a opção Nome/URL após digitar o seu texto!